Compartilhe

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

A plenitude de vida

O homem busca desesperadamente pela justiça, sinceridade, honestidade, transparência, amor, enfim todas as virtudes, mas principalmente à Deus, mesmo que não saiba. 

O homem não foi criado para ser privado destas coisas, mas sim para a plenitude de vida; saúde, paz, felicidade duradoura, etc. Ele fica deprimido quando lhe faltam estas coisas.

Vivendo neste mundo tão conturbado, o homem pensa que pode continuar a viver desenfreadamente, onde todas as virtudes estão esquecidas, num corre corre danoso, mas no seu íntimo anseia por esta plenitude de vida que somente Deus dá.

Se não estamos vivendo esta plenitude de vida, não estamos vivendo com Deus, como enganosamente podemos pensar. Mas não pense que não sofreremos tribulações mesmo estando com Deus. Viveremos dias não bons, mas será diferente pois teremos o Senhor à frente de todas as batalhas. A vitória está garantida pelo Senhor. Estando dentro da graça do Senhor, teremos a plenitude de vida.

Como é então, que pessoas que deveriam estar vivendo a plenitude de vida que o Senhor dá, podem viver enfermos e dadas a diversos tipos de sofrimento e males que não são de Deus? Cairam da Graça? Talvez, mas como podemos cair da graça do Senhor?

Caimos da graça quando não obedecemos ao Senhor; quando não o ouvimos; quando não ligamos para os seus propósitos; quando caimos em enganos motivados pelos nossos interesses; quando nos deixamos manipular por falsos ensinamentos e falsos evangelhos que estão sendo fartamente distribuidos por muitos lugares e enganam os desavisados.

As coisas de Deus são simples. Muitas vezes Deus quer tão pouco de nós porque Ele sabe dos nossos limites. Deus nos dá somente "a carga" que podemos suportar. Jesus disse a respeito dEle próprio, que o seu jugo é suave e o seu fardo leve. Mas muitos querem tornar esse jugo suave e fardo leve, para os outros, em coisas pesadas que nem eles mesmos conseguem suportar, como faziam os fariseus.

Independentemente do muito e do pouco que Deus quer de nós, digo que todas as coisas que Deus nos ensina a obedecer são para o nosso próprio bem, como faz um Pai amoroso, que cuida diligentemente dos seus filhos. Ele quer que nos aproximemos dEle, pois nos criou para isso.

O problema é que as pessoas andam pelo mundo sem saber para onde vão. São levados como folhas ao vento. Errando aqui e ali, vivendo muito mal o seu tempo de vida. Muitas vezes partem desta existência ainda na ignorância de não compreender qual o fundamento, o motivo da sua vida, da sua existência. 

Como saber, então, se estamos dentro da vontade de Deus e não vivendo aleatóriamente sem direção, inclusive num ativismo do viver secular e até mesmo gospel que nos leva a cair da graça do Senhor?

Antes de qualquer coisa, Deus nos deixou um manual de vida, que é a Bíblia. Temos que ler a palavra do Senhor. As orientações estão ali. Temos o livre arbítrio para escolher nossos caminhos. A vontade de Deus está ali expressa. Podemos ser humildes e aceitar o que Deus tem a nos dizer, ou podemos ser orgulhosos e dizer que não precisamos de Deus. Que somos positivistas, que temos a força e que resolvemos nós mesmos as nossas coisas, nossos problemas. Pois, como muito bem ilustra o filme "Deus [não] está morto" (Graça filmes), muitos pensam que Deus está morto por permitir que tanta coisa ruim aconteça no mundo. Não viu esse filme ainda? Assista, você vai gostar e entender melhor o que digo.

Deus é Deus pessoal. Trata cada um de uma maneira pessoal, personalizada, pois Ele nos criou únicos e jamais trataria todos da mesma forma. A resposta para a questão acima está ligada ao amor (não o amor do mundo). Precisamos amar a Deus sobre todas as coisas. Parece loucura? Quem lê a bíblia sabe que está escrito, que as coisas de Deus parecem loucura para os homens. Somente amando Deus em primeiro lugar é que conseguiremos amar verdadeiramente, o nosso próximo, nossa esposa, nossos filhos, nossa família e todas as pessoas. Parece não ter nada a ver? Quer uma resposta?

Para obter uma resposta direta de Deus sobre a questão proposta acima e todas demais coisas que queremos saber, cada um terá que consultar à Deus, consultar o Espírito Santo de Deus que em nós habita, numa conversa aberta e franca. Há alguém que conheça as profundezas de Deus, que não seja o Seu Espírito? Com toda a certeza Deus nos revelará todas as respostas, ...que possamos suportar.

Todas estas coisas acima estão relacionadas.

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: