Compartilhe

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Adultos ou crianças?

Uma coisa é certa, a atual geração de crianças é muito diferente do que foi a nossa geração, quando nossos pais realmente nos tratavam e nos disciplinavam como crianças. Como é bom ser cuidado por alguém, ter respeito para com os pais e para com os outros, saber se comportar na presença de pessoas de todas as idades, saber se comportar nos lugares e nas mais diversas situações. Como era bom ser criança na nossa época. Raramente envergonhávamos nossos pais. Muita brincadeira e diversão de verdade. Hoje as crianças brincam encerradas dentro de suas casas e apartamentos com jogos eletrônicos, ditos mais seguros pelos pais. Na verdade, estas crianças, fazem  o que bem entendem. Os pais não agem como pais, disciplinadores experientes, mas como irmãos ou sei lá quem, sem autoridade, que "batem boca" com os filhos em pé de igualdade. As crianças desta geração deixam de ser crianças muito cedo, tornando-se assim, adultos precoces, enfermos da alma. Este não é o assunto principal. Isto serve apenas de introdução para a mensagem que quero entregar, pois as crianças que me referirei, talvez sejam de uma geração que já passou.  

Quando éramos crianças nossos pais cuidavam-nos, davam-nos alimentos adequados, tratamento adequado, nos deixavam ver na TV e na vida diária, somente o que nos era adequado, guardavam-nos das coisas ruins, protegiam-nos de situações perigosas, deixavam-nos brincar sadiamente, enfim tratavam-nos e faziam-nos viver como crianças que éramos e assim passamos muito bem as nossas infâncias.

Quando ficamos adultos, e isto acontece cedo demais, pensamos que podemos tudo. Agora já adultos podemos comer e beber o que quisermos; ver o que quisermos (principalmente filmes adultos), pois já sabemos lidar com estas coisas; falar o que quisermos, afinal somos todos adultos; realizar atividades de risco que quisermos, pois sabemos lidar com os riscos; podemos andar com quem quisermos, afinal temos discernimento e sabemos lidar com as influências, não é mesmo? Pensamos que podemos fazer todas estas coisas prejudiciais e outras, coisas de adultos, e que não haverá consequências. Um grande engano. Não Podemos fazer muitas destas coisas ditas como para adultos.
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (1 Coríntios 10:23)
Seremos contaminados e ficaremos enfermos na alma e comumentemente na parte física, se fizermos tudo o que nos vem a cabeça ou aquilo que o mundo sugere que façamos.

Veja o que a história nos conta:
"E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele". (Marcos 10:13-15)
"Jesus chamou uma criancinha, a pôs no meio deles e disse: “Se não se mudarem totalmente a direção das vossas vidas e se não se tornarem como criancinhas, jamais entrarão no reino dos céus. Pois aquele que se tornar pequeno e simples como esta criança será como o maior de todos no reino dos céus. E qualquer que receber uma criança como esta, em meu nome, esse estará a receber-me a mim. Mas se qualquer de vocês fizer com que um destes pequeninos que creem em mim perca a fé, melhor seria que fosse atirado ao mar com uma pedra de moer amarrada ao pescoço". (Mateus 18:2-6)
Porque o Senhor nos disse isto? Respondo com uma outra pergunta:
Será que podemos pensar num Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente como uma criança? Reflita um pouco sobre isto...
...
Nosso Deus é assim, como uma criança. Tem maior pureza, transparência, sinceridade, fidelidade, amor desinteressado, do que uma criança. Dá pra pensar nisto? Alguém com estes atributos de criança, mas inimaginavelmente poderoso e essencialmente verdadeiro, santo, justo e amoroso? É algo que não conseguimos entender, por isso Ele é o Deus do impossível. Sua própria existência para nós, é impossível, de tal forma que no decorrer da história humana o homem tentou materializá-lo através de suas concepções e percepções falhas, idolatrando imagens que nada tem a ver com nosso Deus, aborrecendo-O. O apóstolo Paulo já dizia, que as coisas de Deus são loucura para os homens. Veja em 1 Coríntios 2:14; 1 Coríntios 1:25; 1 Coríntios 1:18.

Deus quer que sejamos como crianças, simples, humildes e puros e, que assim possamos habitar com Ele aqui e no reino dos céus, no tempo certo.

Fiquemos todos na Paz, que excede todo o entendimento, 
do Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Nenhum comentário: